terça-feira, 24 de novembro de 2015

RESGATE DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

PLAC 3

Atividade 01 Ação 03. Avaliação da Experiência, Avanços, Desafios e Alternativas.

Organização e realização da experiência de uso das TDIC vinculadas às áreas específicas do conhecimento – Intervenção.
Profª Responsável: Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Tutoras a Distância: Andrea, Edionete, Jessica e Michelle.

  



TEMA
- Resgate de Brinquedos e Brincadeiras x Ludicidade Moderna.


AVANÇOS, DESAFIOS E ALTERNATIVAS.

O Objetivo Geral desse trabalho teve como foco principal o Resgate de atividades lúdicas que nortearam as brincadeiras e os brinquedos dos pais e avós de nossos alunos em paralelo a ludicidade moderna, proporcionando também as crianças momentos de alegria e diversão.
O Projeto envolveu as famílias nos legados das brincadeiras e brinquedos de sua época estabelecendo momentos de resgate e troca de experiências entre avós, pais e filhos, efetuando uma relação entre os brinquedos modernos e antigos.
Através da pesquisa também observamos como as crianças de outras nacionalidades brincam e aprendem brincando, correlacionando com a sua realidade, sendo que a experiência foi registrada através de observações, pesquisas, apresentações, produção de textos, ilustrações, vídeos, questionários, fotos, filmagens e postagem no Blog da Escola no endereço eletrônico (eebpmft.blogspot.com).
Os resultados durante o processo de desenvolvimento do projeto foram significativos, foram muitas as experiências compartilhadas, descobertas e desafios, especialmente nas pesquisas realizadas na Internet e vídeos visualizados pelos alunos, através dos quais buscaram inspiração para construir junto com sua família o seu brinquedo.
O momento em que socializaram os brinquedos foi emocionante, pareciam estar vivendo a época, se inseriram nesse mundo brincante manifestando diferentes olhares e toques diante de tanta criatividade e satisfação de poder compartilhar com os colegas um pouco da história que marcou a infância de seus avós, pais ou outro familiar. A experiência comoveu todos os professores participantes com a certeza de que é preciso valorizar a história das gerações mais antigas mesmo que na ludicidade.
A interação e troca dos diferentes brinquedos que se deu na hora do brincar na Praça Municipal, foram surpreendentes, tendo em vista que cada um havia aprendido junto com quem confeccionou o brinquedo como se deveria proceder para poder brincar e se divertir. Foi criado um ambiente real, vivendo o ambiente histórico dos brinquedos apresentados, desses alguns muito diferentes do mundo atual.
     Outro momento importante foi à entrevista realizada com as avós de alunos e a aplicação de questionário com produção textual, bem como a produção de vídeos pelos alunos que retrataram muito bem a experiência realizada com a família fazendo um paralelo a ludicidade moderna. 
No decorrer do Projeto algumas dificuldades e resistências foram observadas,  o domínio com algumas tecnologias, bem como a timidez na hora da socialização relacionada à linguagem e oralidade com o uso do microfone. A prática imprimida fez com que percebêssemos que o tempo disponibilizado para o desenvolvimento do Projeto foi pouco tendo em vista o trabalho interdisciplinar e a sua importância aos alunos.
Destacamos a concentração na hora da apresentação do brinquedo pelos alunos que também chamava a atenção dos mesmos em razão da curiosidade pelo brinquedo do colega que aguardava a sua apresentação.
            Vivenciamos momentos significativos e constatamos que com o desenvolvimento desse Projeto os alunos foram coautores da sua produção mediados por familiares e professores, apresentando um rendimento maior no processo ensino aprendizagem e Show na criatividade.
            Diante do exposto pode-se concluir que a escola quando integra as tecnologias no currículo e planeja ações que vem ao encontro do trabalho interdisciplinar consegue aproximar mais os alunos e cultura digital, tornando a aprendizagem mais atrativa e relevante ao mundo que os cerca.
As tecnologias são assim um grande aliado da Educação que busca o desenvolvimento integral do aluno do qual a escola não pode ficar mais a mercê e ignorar esse processo que faz parte do contexto histórico, social e cultural.
Seguem fotos e vídeo sobre a prática desenvolvida.

Lançamento do Projeto

 1º Ano

 
 2º Ano

 3º Ano

4º Ano

5º Ano

Jucinei: Aluno do 3º Ano apresentando o seu brinquedo construído com a ajuda dos pais para a turma.


 Brinquedos confeccionados pelos alunos.

 Integrando as tecnologias ao Projeto

Stop Motion em ação



Destaca-se que toda a prática desenvolvida através das produções dos alunos houve a integração e interação com as TDIC. Isso fez com que os mesmos sentissem a importância do resgate histórico e contexto em que estão inseridos.
Observou-se que é possível haver integração entre tecnologias e currículo de forma interdisciplinar quando há um processo de ação coletivo através de pesquisas, planejamentos, estudos e atividades onde os alunos são protagonistas do processo ensino aprendizagem através da mediação dos professores.


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