Histórico do EMI

O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio. O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento. A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro, através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
O Ensino Médio Inovador foi instituído na EEB Professor Manuel de Freitas Trancoso –Iraceminha - SC, em 2014, com duas turmas de primeiro ano, e em 2015, com as mesmas turmas mas no segundo ano do Ensino Médio Inovador. Os alunos ficam duas vezes por semana  terças e quintas feiras o dia todo na escola, além de todas as manhãs e tarde menos nas segundas feiras a tarde que é reservado ao planejamento dos educadores. Contam com o currículo das disciplinas obrigatórias e além de atividades diversificadas relacionando associação entre a teoria e prática, com ênfase na interdisciplinaridade, valorização da leitura em todas as áreas do conhecimento e de garantia de formação cultural ao aluno, realizam viagem de conhecimento conforme projeto do tema norteador Escola e Moradia, enfatizando assim a melhor aprendizagem do aluno, é promovido momentos de convivência entre todos os alunos onde os mesmos possam realizar melhor integração entre os mesmos, com atividades de lazer e descontração e crescimento intelectual e cultural sócio afetivo...

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