sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ALUNO DESTAQUE DO EMI – ENSINO MEDIO INOVADOR 2015


A Escola premiou através de medalhas aos alunos destaque do EMI Ensino Médio Inovador, foram verificados os seguintes itens: quanto ao rendimento escolar, assiduidade, respeito entre colegas e professores, realização dos trabalhos escolares e extra escolares, organização geral durante o ano letivo de 2015.
Com este projeto contribuiu para que o educando esforce-se e que tenha empenho na sua totalidade, aprendendo a enfrentar os limites e superá-los, objetivou também estimular para o estudo, melhorando assim seu rendimento escolar através de competição saudável e cooperativa entre os alunos do EMIEnsino Médio Inovador.

  
Alunos do EMI 01 e 02
1º lugar EMI 01: Sandi Alana Gasparim
2º lugar EMI 01:  Eduarda Maria Seiffert Pazolini
3º lugar EMI 01: Carolina Angela Gasparin
1º lugar EMI 02: Andrei Sebben
2º lugar EMI 02: Gabriele Barbara Becker
3º lugar EMI 02: Suelyn Regina Schafer
 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

DOCUMENTÁRIO DO EMI – ENSINO MEDIO INOVADOR


Nos dias 23 e 30 de novembro foram apresentados para os estudantes, coordenadora do EMI, Professora de Convivência, Orientadora de Leitura e educadores que trabalham no EMI como atividade final do ano letivo de 2015, sendo que este em forma de DOCUMENTÁRIO o qual foi produzido pelos estudantes no decorrer do ano, mediados pelos professores das áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e Informática, Linguagens e Ciências Humanas, auxiliados pela coordenação do EMI, sendo resultado final do Projeto no início do ano letivo 2015, com o Tema: Comunidade:Mais Consciente, Mais Racional. Neste Documentário os alunos tiveram oportunidade de estar relacionando as atividades produzidas em cada área do conhecimento, demonstrando atividade teórica e prática contextualizada com o tema do projeto, desenvolvendo habilidades com conhecimentos voltados ao trabalho, ciência, tecnologia e cultura, com seleções de fotos e montagens em forma de vídeos de trabalhos realizados, visitas, aulas práticas, entrevistas, palestras, seminários e depoimentos.
Este Documentário teve características escolhidas e produzidas pelos próprios estudantes; foi de grande importância, pois ocorreu de forma interdisciplinar, envolveu as diversas tecnologias educacionais existentes na escola, a comunidade, a oralidade, a produção escrita, conhecimento científico, o trabalho em equipe, a criatividade, visando um aluno protagonista, co responsável pela produção e com o objetivo que norteava o projeto.


Coordenadores, Orientadores e Professores das respectivas áreas do conhecimento:
Coordenadora do EMI: Sirnei Puntel Dal Maso
Orientadora de Convivência: Vanessa Daiane Rauber
Orientadora de Leitura: Larisa de F. B. Tumelero


Área do Conhecimento:

Ciências da Natureza: 
Aidimara San Vito Nicola
Márcia Mariela Pasqualotto
Marivane V. Junges

EMI 01
Jeniffer, Vinícius Sandi, Alan e Márcia

EMI 02
Grasieli, Táina, Alex, Fabiel, Uilian e Eduan


Matemática e Informática: 
Márcia Mariela Pasqualotto
Tassiane da Silva

EMI 01
 Patrick, Carolina, Kauani, Stéfani e Édina

EMI 02
 Evandro, Fabiano, Gabriele, Denise, Jonathan e Suelyn


Ciências Humanas: 
Valmir P. Henchen
Jovelino Baldissera
Eliana R. Follmann
Eliston T. Panzenhagen
André A. Pfluck
Angélica Petter

EMI 01
 Jean, Mariane, Suelin e Gilvam

EMI 02
Andrei, Jainei, Cleonice, Rosicler, Eduardo e Fernando

Linguagem:
 Neusa I. B. Janhke
André A. Pfluck
Monica R. Boff
Aristides M. de Araújo
Cíntia G. Stacke
Julieti Fink

 EMI 01
 Milena, Roberto, Katherine, Eduarda, marivani e Ana

EMI 02
 Rafael, Daiana, Tainara e Denize






quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

ALUNOS DO EMI VISITAM A UNOESC – SMO


Na tarde de terça feira dia 01 de dezembro os estudantes da 2ª série do EMI – Ensino Médio Inovador da EEB Professor Manuel de Freitas Trancoso do município de Iraceminha, acompanhados pelos professores Aidimara San Vito Nicola, Julieti Fink, professora de Convivência Vanessa Rauber e a coordenadora do EMI Sirnei Dal Maso, visitaram as dependências da Universidade UNOESC/SMO. 
O objetivo de conhecer os espaços que são oferecidos para o conhecimento das atividades práticas de ensino como, por exemplo, Laboratório de Anatomia, Microbiologia, Biblioteca, espaço laboral para práticas de atividades físicas onde na oportunidade os profissionais da Unoesc informaram aos estudantes como é desenvolvido os estudos teóricos e práticos dos diversos cursos que são oferecidos pela Unoesc, os quais ressaltam também da importância da escolha uma profissão, que os estudantes optam pelo que realmente gostam e tenham amor, e sendo assim terão realização plena na sua vida profissional. 
Na avaliação dos educadores que acompanharam a visita foi de extrema importância, pois enaltece o convívio entre os estudantes e educadores, preparando o educando para uma escolha mais coerente para sua vida pessoal e profissional. 









 

terça-feira, 24 de novembro de 2015

RESGATE DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

PLAC 3

Atividade 01 Ação 03. Avaliação da Experiência, Avanços, Desafios e Alternativas.

Organização e realização da experiência de uso das TDIC vinculadas às áreas específicas do conhecimento – Intervenção.
Profª Responsável: Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos
Tutoras a Distância: Andrea, Edionete, Jessica e Michelle.

  



TEMA
- Resgate de Brinquedos e Brincadeiras x Ludicidade Moderna.


AVANÇOS, DESAFIOS E ALTERNATIVAS.

O Objetivo Geral desse trabalho teve como foco principal o Resgate de atividades lúdicas que nortearam as brincadeiras e os brinquedos dos pais e avós de nossos alunos em paralelo a ludicidade moderna, proporcionando também as crianças momentos de alegria e diversão.
O Projeto envolveu as famílias nos legados das brincadeiras e brinquedos de sua época estabelecendo momentos de resgate e troca de experiências entre avós, pais e filhos, efetuando uma relação entre os brinquedos modernos e antigos.
Através da pesquisa também observamos como as crianças de outras nacionalidades brincam e aprendem brincando, correlacionando com a sua realidade, sendo que a experiência foi registrada através de observações, pesquisas, apresentações, produção de textos, ilustrações, vídeos, questionários, fotos, filmagens e postagem no Blog da Escola no endereço eletrônico (eebpmft.blogspot.com).
Os resultados durante o processo de desenvolvimento do projeto foram significativos, foram muitas as experiências compartilhadas, descobertas e desafios, especialmente nas pesquisas realizadas na Internet e vídeos visualizados pelos alunos, através dos quais buscaram inspiração para construir junto com sua família o seu brinquedo.
O momento em que socializaram os brinquedos foi emocionante, pareciam estar vivendo a época, se inseriram nesse mundo brincante manifestando diferentes olhares e toques diante de tanta criatividade e satisfação de poder compartilhar com os colegas um pouco da história que marcou a infância de seus avós, pais ou outro familiar. A experiência comoveu todos os professores participantes com a certeza de que é preciso valorizar a história das gerações mais antigas mesmo que na ludicidade.
A interação e troca dos diferentes brinquedos que se deu na hora do brincar na Praça Municipal, foram surpreendentes, tendo em vista que cada um havia aprendido junto com quem confeccionou o brinquedo como se deveria proceder para poder brincar e se divertir. Foi criado um ambiente real, vivendo o ambiente histórico dos brinquedos apresentados, desses alguns muito diferentes do mundo atual.
     Outro momento importante foi à entrevista realizada com as avós de alunos e a aplicação de questionário com produção textual, bem como a produção de vídeos pelos alunos que retrataram muito bem a experiência realizada com a família fazendo um paralelo a ludicidade moderna. 
No decorrer do Projeto algumas dificuldades e resistências foram observadas,  o domínio com algumas tecnologias, bem como a timidez na hora da socialização relacionada à linguagem e oralidade com o uso do microfone. A prática imprimida fez com que percebêssemos que o tempo disponibilizado para o desenvolvimento do Projeto foi pouco tendo em vista o trabalho interdisciplinar e a sua importância aos alunos.
Destacamos a concentração na hora da apresentação do brinquedo pelos alunos que também chamava a atenção dos mesmos em razão da curiosidade pelo brinquedo do colega que aguardava a sua apresentação.
            Vivenciamos momentos significativos e constatamos que com o desenvolvimento desse Projeto os alunos foram coautores da sua produção mediados por familiares e professores, apresentando um rendimento maior no processo ensino aprendizagem e Show na criatividade.
            Diante do exposto pode-se concluir que a escola quando integra as tecnologias no currículo e planeja ações que vem ao encontro do trabalho interdisciplinar consegue aproximar mais os alunos e cultura digital, tornando a aprendizagem mais atrativa e relevante ao mundo que os cerca.
As tecnologias são assim um grande aliado da Educação que busca o desenvolvimento integral do aluno do qual a escola não pode ficar mais a mercê e ignorar esse processo que faz parte do contexto histórico, social e cultural.
Seguem fotos e vídeo sobre a prática desenvolvida.

Lançamento do Projeto

 1º Ano

 
 2º Ano

 3º Ano

4º Ano

5º Ano

Jucinei: Aluno do 3º Ano apresentando o seu brinquedo construído com a ajuda dos pais para a turma.


 Brinquedos confeccionados pelos alunos.

 Integrando as tecnologias ao Projeto

Stop Motion em ação



Destaca-se que toda a prática desenvolvida através das produções dos alunos houve a integração e interação com as TDIC. Isso fez com que os mesmos sentissem a importância do resgate histórico e contexto em que estão inseridos.
Observou-se que é possível haver integração entre tecnologias e currículo de forma interdisciplinar quando há um processo de ação coletivo através de pesquisas, planejamentos, estudos e atividades onde os alunos são protagonistas do processo ensino aprendizagem através da mediação dos professores.


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INOVADOR REALIZAM VIAGEM DE ESTUDO

Os alunos do EMI da EEB Professor Manuel de Freitas Trancoso do município de Iraceminha 2ª série 1 e 2ª série 2, realizaram de 05 a 08 de novembro de 2015, viagem de estudos e conhecimentos para a cidade Porto Alegre no RS, na oportunidade visitaram diversos pontos turísticos e históricos a exemplo do Museu da Puc, a Casa da Cultura Mário Quintana, Museu Militar, Mercado Público, Lago Guaíba, Catedral Metropolitana , Estádio Beira Rio e Estádio da  Arena, e bem como a Feira do Livro que encantou a todos. Foi uma viagem muito produtiva em que os alunos acompanhados pelos professores puderam conhecer e fortalecer o aprendizado, associando teoria e prática através de viagem de estudo.







sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Passeio na trilha ecológica Tio Pequeno


No mês de setembro, dando continuidade as aditividades do projeto interdisciplinar “Comunidade: Mais Consciente, Mais Racional”, os alunos do EMI, fizeram um passeio pela trilha ecológica Tio Pequeno, em Iraceminha nas proximidades do Rio Iracema. Na oportunidade a Profª Nilsi Steckling Muller, relatou para os alunos como foi realizado o projeto e o desenvolvimento para construção da trilha ecológica e a escolha do nome. Na oportunidade também, foi ressaltada a importância da atividade física e da preservação da natureza.












Palestra sobre Verminose


No mês setembro, os alunos das turmas de 2ª série do EMI, tiveram mais uma atividade do ciclo de palestras, que faz parte do projeto interdisciplinar “Comunidade: Mais Consciente, Mais Racional”. A palestra com o tem a Verminose foi dirigida pelo médico Veterinário, Tiago Beneli, da CIDASC, o qual destacou algumas doenças relacionadas aos vermes e principais cuidados que devemos ter.