quarta-feira, 30 de abril de 2014

Logotipo do EMI

Na disciplina de Artes, com a Professora Juliéti, os alunos da 1ª Série 01 e 1ª Série 02, criaram logotipo para o Projeto do Ensino Médio Inovador.
            O objetivo era criar um logotipo que realmente caracteriza-se o Projeto e que desse sentido a todos os conceitos que nele devem ser abordados, como: Tecnologia, Cultura, Trabalho e Pesquisa.



A escolha foi do melhor logotipo ocorreu numa segunda-feira, contando com a opinião de todos os professores que fazem parte do Projeto EMI.



A escolha foi do melhor logotipo ocorreu numa segunda-feira, contando com a opinião de todos os professores que fazem parte do Projeto EMI.
 O logotipo selecionado foi da aluna da 1ª série 2, Rosicler Dias de Oliveira.

Texto: Juliéti Fink
Fotos: Tassiani da Silva

Lego Educacional

Os alunos da 1ª Série do  EMI 02, realizando montagens com o Lego Educacional nas aulas de Física.




Planejamento do EMI

Professores do EMI realizaram planejamento no dia 28/04. Para o início do planejamento professora de Educação Física Rosangela Foresti, trouxe para o grupo um exercício de aeróbica cerebral.










Texto: Sirnei Puntel Dal Maso
Fotos: Tassiani da Silva

O CÍRCULO DO LIVRO

Os professores do EMI da EEB. Professor Manuel De Freitas Trancoso do município de Iraceminha da 2º Gered de Maravilha, decidiram em planejamento, criar o círculo do livro, com o objetivo de aprimorar o conhecimento, elevar a autoestima, conscientizar da importância da leitura e assim formar alunos leitores a partir da prática dos docentes. O projeto dá-se da seguinte forma: cada educador escolheu o seu melhor livro para compartilhar com os colegas. O controle dos livros ficará a cargo da Orientadora de Leitura Larisa Tumelero. Com isso, o educador incentiva o educando a praticar a leitura através do próprio exemplo e assim conscientizá-lo de sua importância para formação de um cidadão crítico.





Texto: Larisa Tumelero
Fotos: Tassiani da Silva


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Trabalho realizado após viagem de estudo



Texto produzido pelos alunos após a realização da Visita ao Moinho da Auri Verde de Cunha Porã.

A Viagem de Estudo

No dia 18 de março de 2014, os alunos da 1ª série 01 do EMI, juntamente com alguns professores, fomos conhecer o Moinho Realta da Cooperativa Auriverde de Cunha Porã.
Saímos às 13:15 horas de Iraceminha e chegamos ao local da visita às 13:50 horas. Fomos recepcionados pelo gerente, Marildo Milela, logo em seguida, fomos na sala de reuniões, onde fomos informados sobre dados importantes e algumas curiosidades.
A Cooperativa foi fundada em 03/02/68, por um grupo de agricultores que precisavam suprir suas necessidades. Naquele ano, os mesmos estavam passando por uma grande crise econômica, que os levou a fundar a Cooperativa, com o objetivo de valorizar mais os seus produtores.
Com o passar dos anos, essa entidade foi sendo mais conhecida e a estrutura da mesma foi melhorando, o que a tornou uma das Cooperativas mais bem sucedida do Estado de Santa Catarina, fato que fez com que seus associados acreditasse sempre mais nessa nova forma de buscar o progresso. Atualmente, conta com mais de 4.500 associados.
Na apresentação, os especialistas nos mostraram o processo da fabricação da farinha. O trigo passa por inúmeros processos até transformar-se em farinha. Primeiramente, o trigo vai apara a moega, depois para a máquina de pré-limpeza, em seguida para a silo-pulmão, passando pelo secador, retorna para a máquina de limpeza, chegando no setor de armazenagem, fica 8 horas em repouso até virar farinha.
Um dos especialistas nos explicou que utiliza-se dois tipos de trigo. O trigo duro e o trigo brando. Com o trigo duro , a farinha fica escuro e forte, essa matéria -prima vem do Paraguai, Paraná, Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Já com o trigo brando, a farinha fica clara e fraca, essa matéria vem de nossa região. Explicou-nos também que o solo ideal para o plantio do trigo é um solo avermelhado e o período a ser plantado é o outono.
Após as orientações, fomos conhecer todos os setores do moinho : máquinas, armazenagem e o laboratório.
Para finalizar, recebemos um lanche gostoso. Agradecemos a disponibilidade dos conhecimentos repassados pelos representantes do setor e retornamos para Iraceminha.

Alunos: Tandy e Tais. 

EMI EM CLIMA DE PÁSCOA

Para marcar ainda mais esta data tão importante na história a turma do Ensino Médio Inovador 1 e 2, da EEB Prof Manuel de Freitas Trancoso de Iraceminha;  realizaram um momento de reflexão e confraternização com dinâmicas entre as turmas, também foi realizado o Amigo Secreto da casquinha de amendoim, onde foi confeccionado com os mesmos na Convivência ao meio dia, e na disciplina de Teatro os alunos apresentaram a Via Sacra ao vivo a todos os alunos da Escola.







Texto: Sirnei Puntel Dal Maso
Fotos: Tassiani da Silva

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mistura de substâncias e reação química

Os alunos da 1º Série 01 do Ensino Médio Inovador da EEB Profº Manuel de Freitas Trancoso do município de Iraceminha, orientados pela Professora de Química Aidimara San Vito Nicola, os educandos realizaram aula prática com objetivo de produzir misturas homogêneas e heterogêneas com diferentes substancias e densidade, identificando a reação química analisando em vários aspectos o seu processo.

















Alunos do EMI produzem mapas.

As turmas do EMI produzem mapas a partir de dados coletados na visita feita ao moinho Realta de Cunha Porã. A turma foi dividida em grupos onde cada grupo trabalhou com a produção do mapa em relação da vinda do trigo no passado até o Brasil; o trigo comprado, sua procedência e o destino da farinha após pronta.
Com este trabalho a professora de Geografia Eliana Follmann também pretende trabalhar alguns conceitos cartográficos como o título Legenda e a Escola.