quinta-feira, 20 de março de 2014

Investigando Jogos

 Investigando jogos

“Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que seu espírito se manifesta mais livremente”.
                              “Gottfried Wilhelm Leibniz”, grande matemático alemão.

Os jogos bem planejados são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático. Vygotski afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança. Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é possibilidade de diminuir bloqueios por muitos de nossos alunos que temem a matemática. Os alunos da 1ª 01 e 1ª 02 do EMI da EEB Profº Manuel de Freitas Trancoso de Iraceminha da 2ª Gered de Maravilha, orientados pela professora de Matemática Márcia Pasqualotto, estão realizando uma investigação sobre os diversos jogos existentes no cotidiano que envolvem conhecimento matemático, na sequência será montado um painel na sala de aula com o resultado da investigação e a socialização se dará com os educando construindo alguns jogos com sucata e jogando em sala de aula.
Para iniciarmos jogamos o bingo e como premiação frutas que os alunos trouxeram de casa.












Um comentário:

“Deixe aqui um comentário”