Investigando jogos
“Não há homens mais
inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que seu
espírito se manifesta mais livremente”.
“Gottfried Wilhelm Leibniz”, grande
matemático alemão.
Os jogos bem planejados são
recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático.
Vygotski afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera
cognitiva, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele o
brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança. Outro motivo para a
introdução de jogos nas aulas de matemática é possibilidade de diminuir
bloqueios por muitos de nossos alunos que temem a matemática. Os alunos da 1ª
01 e 1ª 02 do EMI da EEB Profº Manuel de Freitas Trancoso de Iraceminha da 2ª
Gered de Maravilha, orientados pela professora de Matemática Márcia Pasqualotto,
estão realizando uma investigação sobre os diversos jogos existentes no
cotidiano que envolvem conhecimento matemático, na sequência será montado um
painel na sala de aula com o resultado da investigação e a socialização se dará
com os educando construindo alguns jogos com sucata e jogando em sala de aula.
Para iniciarmos jogamos o
bingo e como premiação frutas que os alunos trouxeram de casa.
Muito legal...Queria ganhar uma carambola...
ResponderExcluir